Seja bem vindo!

Ainda não é cadastrado?

Cadastre-se em nosso site e comente nossos textos, vídeos, notícias, artigos e ajude também a evoluir esta idéia, pois disponibilizaremos uma área para que você encaminhe suas sugestões, críticas e elogios para podermos sempre melhorar a qualidade de nossas matérias. Você também poderá indicar vídeos e jogos com enredos para comentarmos.

Área de Login

Esqueci minha senha?

Ainda não é um membro? Cadastre-se!

Artigos GameIntro

MAI2012 20
  • Author: Giancarlo Pereira da Rosa

A verdade por trás do final de Mass Effect 3

U ma onda de comentários negativos fez com que fãs da série procurassem respostas para um final sem nexo e lacunas no final de Mass Effect 3. E o que isso resultou? Em uma teoria muito bem amparada. Mas para conhecê-la você terá que acompanhar nossa matéria até o final e tirar suas próprias conclusões.

Mas tome muito cuidado, você que ainda não finalizou o jogo. Todo o texto abaixo é baseado em SPOILERS. Por isso, caso você ainda não tenha terminado o game, NÃO CONTINUE LENDO ESTA MATÉRIA!

Para os demais, aproveitem o texto, e não deixem de comentar no final!.









Em novembro de 2007, a Bioware lança um dos jogos que posteriormente, seria marca registrada de sua empresa. Seu enredo passa em 2183, 35 anos após a raça humana ter descoberto em marte, ruinas de uma antiga raça exploradora, chamada de Protheans.

Baseando-se nesta tecnologia recem descoberta, a humanidade aprendeu os segredos da física de massa e elemento zero, desbloqueando viagens mais rápida que a velocidade da luz. Assim deu-se início a uma jornada pelas estrelas, conhecendo outras raças e estabelecendo uma nova sociedade.

Você acaba assumindo o personagem Shepard, Comandante da nave SSV Normandy, responsável pela missão de recuperar uma recente descoberta Prothean no planeta Eden Prime. A missão era para que Shepard pudesse se adaptar ao seu novo cargo de Espectro (Spectre), mas descobre-se que há uma nave alienígena não identificada realizando ataques à colônia.

É a partir deste momento que começa a jornada de um dos personagens mais marcantes do mundo dos games.

A proposta da Bioware era muito boa. Game baseado em uma triologia, onde cada decisão que seu perosnagem toma, influencia diretamente o conteúdo do enredo. No final de cada game, é possível guardar seus Saves, para importar no próximo título, dando assim, continuidade a sua história.

O anúncio do terceiro título da série deixou muitos fãs em alvoroço, pois era dito pela Bioware, o fim da triologia, colocando um ponto final na história do protagonista Shepard, e toda sua tripulação. Mas ao que parece, alguma coisa não saiu como esperado.

Após vários jogadores terem finalizado a triologia, uma onda de comentários negativos começou a inundar a rede. A principal reclamação era de que o final não possuia nexo algum. As escolhas feitas por Shepard nos título anteriores pareciam não surtar efeito no último game.

Mas toda esta polêmica fez com que fãs da série realizassem uma “investigação”, juntando vários documentos espalhados pela internet, estudando acontecimentos dos títulos anteriores, e até mesmo comentários da EA no Twitter e Facebook. O resultado: Uma teoria que pode ser a chave para responder todas as suas perguntas.

Por isso, a GameIntro vai expor cada uma delas nesta matéria e comentar sobre a verdadeira história por trás do final de Mass Effect 3.

Primeiramente, assista aos 2 vídeos que expõem estas teorias. Não deixe de assistir até o final.














A questão mais relevante desta matéria é: Porque a Bioware, simplesmente fez um final ruim, completamente sem nexo, para um de seus melhores games? Por talvez ser um FINAL FALSO? Sim, é bem possível que o final apresentado para Mass Effect 3 ainda não seja definitivo, podendo, na forma de uma DLC, acessar o verdadeiro desfecho do memorável personagem Shepard.

Então como explicar todas a lacunas abertas em seu enredo?

Após muito estudo de fãs espalhados pela rede, uma teoria foi levantada e muito bem sustentada, pode fechar, se não todas, as questões que ficaram em aberto.

E qual seria esta teoria?
Teoria de que Shepard viesse sofrendo um longo processo de Doutrinação (Indoctrination), assim como aconteceu com Saren, no primeiro título.

Mas como podemos sustentar esta teoria?
Seguindo os fatos apresentados:



Em Mass Effect 3, Shepard está sob forte pressão. Durante toda sua jornada, ele teve contato com vários dispositivos Reapers e também enfrentou muitos inimigos doutrinados. Mas a medida que a invasão se torna mais presente, sua alucinações começam a ficar mais fortes.

Nas sequências iniciais do jogo, Shepard é o único capaz de avistar uma criança, que a princípio corre para uma porta que está trancada. Apesar de não ser algo extremamente fora do comum, o que se segue é um Harbinger atacando o prédio com o menino ainda lá dentro. Não haveria como uma pessoa ter sobrevido. Mesmo assim, Shepard conversa com ele em um duto de ar, onde posteriormente Anderson o interrompe, avisando que não há tempo a perder.



Como seria possível em uma sala tão pequena quanto aquela, Anderson não notar a presença do menino? Perceba também que ao ser interrompido, Shepard escuta o som de um Harbinger ao fundo. Na verdade o menino é uma ilusão, e Anderson, ao tê-la interrompido, faz com que Shepard a rejeite.

Outro fato muito interessante é na cena do resgate, onde novamente Shepard parece ser o único que vê o menino. Todas as outras pessoas, principalmente os soldados que faziam a evacuação, sequer notaram sua presença. Seria possível ninguém tê-lo ajudado a embarcar? Principalmente soldados, que são treinados a amparar os mais fracos.



Logo após o embarque, as duas naves de transporte são destruidas, com o menino abordo de uma delas. Tudo isso na verdade não passa de uma intenção dos Reapers de enfraquecer a sua força de vontade, dando a impressão de que não há esperança de sucesso.

O processo de doutrinação é lento, mas a medida que a invasão avança, Shepard começa a ter pesadelos com o menino, que representa aqueles que não podem ser defendidos, fazendo com que sua mente comece a se dividir, o deixando mais sucetível a indicações.

Os pesadelos de Shepard são basicamente projeções Reapers feitas para enfraquecer sua força de vontade. Note que cada vez que você sofre uma perda muito grande, ou enfrenta uma batalha muito dura, os pesadelos ficam mais fortes.

Em seu último pesadelo, Shepard, ao alcançar o menino, se vê em chamas junto a ele. Este é um aviso de seu subconsciente, o alertando que seguir o menino o levará a morte.



Mas as cenas que mais sustentam estas teorias estão na parte final do game. No último ataque, que você participa junto ao esquadrão Hammer, ele acaba sendo totalmente dizimado. Então ai começam todas as contradições.



Se o conduinte é o único meio que possibilita a infiltração de forças aliadas dentro de Citadel, porque eles simplesmente não colocaram todas as suas forçara para defendê-lo? Uma outra questão que também deve ser levada em consideração é, se Illusive Man avisou aos Reapers de que Crucible estava pronto, porque eles levaram Citadel para terra e ainda ligaram o conduinte a ele?

Veja que ao ter todo seu esquadrão dizimado, o único Harbinger que defendia o conduinte, simplesmente vai embora, onde propositalmente, sua câmera mostra isso.



Agora, tendo todas sua importância, as únicas forçar terrestres que o defendiam o conduinte eram 3 Husks e um Marauder Shield.

Isso tudo acontece porque a partir do ataque do Harbinger, NADA É REAL, são todas alucinações na mente de Shepard. Note que ao ser atingido, após se levantar, é possível ver as árvores que estavam presentes em seus pesadelos, assim como o movimento em câmera lenta.

Você está com uma pistola, que possui munição infinita, e que não precisa ser recarregada, além de ser possível vencer um Marauder Shield com apenas alguns disparos.

Tudo isso é uma batalha na mente de Shepard contra o processo final de doutrinação.

Assim que ele alcança o conduinte, ele consegue contato com Anderson. Mas como isso é possível se, provavelmente o dano em seu traje deva ter impossibilitado também o uso de seu rádio? Note também que Shepard acha muito familiar todo este ambiente.



Na verdade este foi um cenário montado pela ilusão Reaper, com todos os lugares que ele já conheceu, para se sentir mais familiarizado, tanto que é possível notar semelhanças com a Nave Coletora, a nave do Shadow Broker e com a própria Citadel.

Ao cruzar o único corredor que leva para a sala de comando, Shepard encontra Anderson, mas ele não conseguiu acessar os controles. Isso porque Illusive Man passou a controlar seu corpo. É importante salientar que não há registros de que uma pessoa doutrinada possa controlar outros corpos. Então o que está acontecendo?

Neste momento a mente de Shepard está lutando contra o processo de doutrinação. Anderson é o lado que ainda resiste ao processo, indicando que o único meio de vencer é a destruição dos Reapers, e Illusive Man é a parte da mente de Shepard que já é controlada, onde por meio de indicações, tenta mostrar que o poder dos Reapers é inigualável, sugerindo que controlá-los é sua melhor escolha.

Veja que ao entrar na sala, uma nuvem negra ofusca sua visão, e você passa a ter fortes dores de cabeça. É o processo de doutrinação tentando dominar sua mente.



Mas a mente de Shepard é muito forte, onde os Reapers não vão conseguir convencê-lo a render-se.

Na cena em que Illusive Man ameaça matar Anderson, caso você deixe ele morrer, em seguida você morre também, e mesmo tendo o caminho livre, Illusive Man não da atenção aos controles. Mas afinal, controlar os Reapers não é tudo o que ele queria?



Quando você se nega a resgatar a parte de sua mente que ainda resiste a doutrinação, você está desistindo de si mesmo, tendo sua mente quebrada. Para os Reapers, um Shepard pela metade não vale em nada.

Mas caso de você consiga persuadir Illusive Man a cometer suicídio, você está enfraquecendo o poder que os Reapers tem sobre você. Esta é uma das últimas armadilhas da doutrinação, pois ao cometer suicídio, Shepard acha que venceu, e acaba baixando a guarda, deixando brecha para a última investida dos Reapers em dominá-lo.

E por fim, na outra opção, Shepard quase pode ver através da ilusão, então os Reapers o forçam a tomar uma decisão, fazendo com que atire em Illusive Man. Mas, de qualquer forma, a parte que resiste ao processo já está muito enfraquecida.

Neste ponto você acha que todo o mal já passou, ficando em paz com sua consciência. Quando Anderson morre, a parte de sua mente que lutou contra a doutrinação e sua força de vontade se fundem. Pode-se notar que você possui um ferimento no mesmo lugar onde atirou em Anderson. Isso significa que sua mente e sua força de vontade estão feridas. Mas os Reapers ainda tem uma última armadilha para aproveitar este momento que você está enfraquecido e de guarda baixa.



Os Reapers usam a voz de Hackett para convenser Shepard de que a chave para a vitória está com você, apelando para seu senso de heroismo. Mas como poderia Hackett saber que Shepard tinha conseguido entrar em Citadel, se ninguém conseguiu chegar até lá? E como seu rádio ainda funciona?

É agora que você enfrenta seu teste final. Os Reapers ainda tentarão mais uma vez, doutrinar você. Neste momento, para resistir finalmente ao processo de doutrinação, é preciso que você continue seu caminho para destruir os Reapers.

No texto que descreve o que são os Reapers, o narrador comenta:
“O processo de doutrinação é responsável por corromper a mente dos orgânicos, onde suas sugestões podem manipular sua vítimas a trair amigos, acreditar em inimigos ou ver os Reapers como entidades sobrenaturais.”

E como Shepard vê o catalizador? Como uma entidade que mora dentro da Citadel.

Os Reapers vem manipulando Shepard usando a ilusão de um menino que simboliza aqueles que não podem ser defendidos.



Escute com atenção a fala do menino. Note que sua voz é a mistura entre a voz masculina e feminina de Shepard.

Ao olhar para fora, você percebe que a batalha ainda não acabou. Os Reapers não foram capazes de quebrar sua força de vontade. Por este motivo que eles criaram sua última armadilha, para tentar convencê-lo a aceitar o processo de doutrinação.

Primeiramente eles criam 3 opções para sua escolha. As duas primeiras são referentes a destruição dos Reapers, e a controlá-los.



O “Deus Menino” fala que sua “Solução para o caos” pode não funcionar para o próximo ciclo, por este motivo disponibiliza a opção de você destruir os Reapers, mas ele mente para você. Fala que além dos Reapers, toda a vida sintética será destruída, inclusive você, que também possui partes sintéticas. Mas que mesmo assim a paz não irá durar, e o caos voltará.

Shepard em uma cena anterior comentou que iria vencer esta gerra sem sacrificar as almas de nossas espécies, inclusive das sintéticas. Por este motivo que os Reapers mentem para você, o fazendo acreditar que os efeitos colaterais podem ser muito maiores do que os aceitáveis.

Então eles também dão a escolha de controlá-los, onde teóricamente você iria tirar de campo todas as unidades Reapers. Mas não é possível controlar aquilo que já controla você. Ao escolher esta opção você está aceitando o processo de doutrinação.

E a terceira opção você também aceita o processo de doutrinação, uma vez que aceita a fusão do código Reaper em todos os seres biológicos.

O único caminho que pode salvá-lo deste processo e o caminho vermelho, onde no final você acaba rejeitando todo o processo de doutrinação e acaba acordando na terra, dando seu último suspiro.



Note principalmente estes pontos: Ao escolher as opções verde e azul, seus olhos ficam idênticos aos olhos das pessoas que sofreram o processo de doutrinação, assumindo que você acabou de finalizar o processo. Quando você seleciona a opção vermelha seus olhos se mantem normais, indicando que o processo foi rejeitado.

Outro truque usado para tentar enganá-lo foi a inversão das cores das opções. Os Reapers colocaram como Vermelho (renegado), sua destruição, e Azul (Paragon) controlá-los. Isso porque elem querem que você faça a escolha baseado em seus princípios.

Mas porque os Reapers disponibilizaram a opção de rejeitar o processo de doutrinação? Caso esta opção não existisse, Shepard poderia ver através da ilusão e rejeitar todo o processo de doutrinação.



Apesar de todas estas teorias, ainda sim, alguns pontos da história não conseguem ser explicados. Como exemplo, porque, ao final do processo de Doutrinação, os Reapers lhe mostram as consequências de sua escolha? Ou como Joker aparece em uma planeta junto de todo seu esquadrão? Eles não estavam na terra, combatendo, junto com você, os Reapers?

A princípio estas são todas alucinação que Shepard teve, um sonho sobre a esperança de ter todas as raças juntas, em paz, porque sem esperança “não somos nada”. Talvez sem estes sonhos, os Reapers não capazes de manter a doutrinação em Shepard, aquele que resistiu a tanto tempo.

Mas é claro que são apenas TEORIAS. Não há nada confirmado sobre este assunto. A Bioware não se pronunciou, de qualquer forma, sobre todos estes questionamentos. Então é possível ser apenas delírios de fãs tentando achar uma saída mais “aceitável” para um final ruim?

Sim, mas acredito que negar todas estas evidências é fechar os olhos para o que parece óbvio. O mais estranho é, sendo toda esta história verdadeira, como a Bioware assume uma estratégia de marketing tão arriscada para seu game, podendo receber retalhação de seus fãs a novos jogos da série?

O fato é que o Twitter da empresa sustenta ainda mais estas teorias. Talvez sem a intenção, a Bioware confirmou que mais conteúdo Single Player está para vir em formato DLC, onde seu próprio Twitter pode ser considerado como um log de desenvolvimento do game.















Com todos estes comentários é fácil pensar que toda esta teoria pode ser, sem dúvidas, verdadeira.

Agora vamos supor que tudo isso seja realmente verdadeiro.Contando com isso, poderíamos dizer que foi um dos melhores jogos que já tivemos o prazer em jogar, mesmo com todos estes pontos controversos. E porque?

É simples. Apenas pelo fato do game ter apresentado algo diferente de todos os outros jogos. Um final padrão onde o mocinho vence, e todos ficam felizes. Além de complexo, o final do jogo parece profundo. Uma batalha mental para tentar resistir a um processo de doutrinação. Mass Effect, neste sentido, não seria mais um game onde seu único objetivo é atirar e estraçalhar inimigos, mas sim, teria uma proposta bem mais poética.

Então o que podemos esperar?
Quem sabe se Shepard virar um novo Saren? Doutrinado, sob o comando dos Reapers, alguém de seu esquadrão teria que tomar seu lugar e virar um novo heroi. Poderíamos dar este cargo para Garrus, aquele que muitos chamam de “O Cavaleiro das Trevas (The Dark Knight)”.

Não há como saber, apenas teorizar. Como um amigo meu comentou, o final de Mass Effect 3 parece muito com a série Lost. O mais legal não era a série em si, mas o que os fãs teorizavam pela rede, o que no fim, acabou por influenciar o final da série.

Espero que a Bioware tenha personalidade para dar sua própria versão do final.




E você, o que achou de tudo isso?
Seriam falsas esperanças de fãs em dar um final mais decente para o game, ou tudo isso faz sentido?
Deixe seu comentário sobre o assunto.
Não deixe também de votar em nossa enquete clicando aqui

6 Comentários

  1. Lawerence Junho 26, 2017 @ 19:51:32

    What's up Dear, are you truly visiting this website regularly, if so then you will without doubt get good knowledge.

    Responder

  2. wty Maio 31, 2017 @ 07:31:48

    http://patriots.nfljersey.us.com/, http://rockets.nba-jersey.com/, http://www.mbt-outlet.com/, http://www.converse-shoes.net/, http://www.vans-shoesoutlet.com/, http://www.p90xs-workout.com/, http://www.givenchy.com.co/, http://www.the-northface.com.de/, http://www.hollisteronlineshop.com.de/, http://www.toms-outletstore.com/, http://www.nikeshoesoutlet.org.uk/, http://www.nikeairmax.com.de/, http://www.michael-kors.cc/, http://www.horlogesrolexs.nl/, http://www.tory-burch.us.org/, http://www.juicycouture.com.co/, http://www.michael-korsoutlet.cc/, http://www.burberrybags.com.co/, http://coach.euro-us.net/, http://www.oakleys.com.de/, http://pacers.nba-jersey.com/, http://dolphins.nfljersey.us.com/, http://www.ralph-laurenpolosoutlet.com/, http://www.asics-outlets.com/, http://www.nike-skors.com.se/, http://www.cheapthomas-sabos.org.uk/, http://www.rolex-watchoutlet.com/, http://trailblazers.nba-jersey.com/, http://www.long-champoutlet.com/, http://www.christianlouboutinoutlet.net.co/, http://www.northfacejackets.fr/, http://www.salomonshoes.com.de/, http://coach.blackofriday.com/, http://www.nike-shoes.com.co/, http://www.omega-watches.com.co/, http://www.ralphs-laurenpolos.net/, http://www.ray-bansoutlet.com.co/, http://broncos.nfljersey.us.com/, http://www.oakley-outletonline.com.co/, http://www.timberlandshoes.net.co/, http://pelicans.nba-jersey.com/, http://www.christian-louboutin.jp.net/, http://www.dsquared2-outlet.com/, http://www.burberry-outletcanada.ca/, http://www.handbagsoutlet.in.net/, http://www.ralph-laurenpolos.co.uk/, http://www.raybans-cher.fr/, http://www.michael-korsoutlet.co.uk/, http://www.christian-louboutins.co.uk/, http://www.ralph-laurenoutletonline.com/, http://www.cheap-baseballbats.us/, http://www.bottega-venetasoutlet.com/, http://www.reeboks.com.de/, http://magic.nba-jersey.com/, http://www.oakleys.org.es/, http://jazz.nba-jersey.com/, http://www.hugo-boss.com.co/, http://www.toms-shoesstore.com.co/, http://www.prada-shoes.com.co/, http://www.michaelkorsoutlet-online.ar.com/, http://www.converse.net.co/, http://www.designer-handbags.vip/, http://www.air-yeezys.com/, http://www.mk-outletonline.us/, http://www.coachfactory.cc/, http://www.nike-shoescanada.ca/, http://www.lacoste-store.com/, http://celine.blackofriday.com/, http://www.pandorajewelry.top/, http://www.nikeairmax-90.net/, http://www.kate-spades.com.co/, http://lions.nfljersey.us.com/, http://www.jimmy-chooshoes.com/, http://www.mcmhandbags.com.co/, http://www.raybans-outlet.cc/, http://www.nikestoreoutlet.us/, http://www.raybans-glasses.com.co/, http://www.nba-shoes.com/, http://www.jerseys-store.com/, http://www.raybans.com.de/, http://www.michael-kors.com.es/, http://www.cheap-nike-shoes.net/, http://bengals.nfljersey.us.com/, http://www.tommyhilfigerca.ca/, http://jaguars.nfljersey.us.com/, http://www.nike-mercurial.com/, http://www.pradahandbags.net.co/, http://www.coach-factory.com.co/, http://www.woolrich-clearance.com/, http://www.nike-store.in.net/, http://www.oakleys-outlet.net.co/, http://www.nike-max.fr/, http://www.barbour-jackets.us.com/, http://www.zcoachoutlet.com/, http://www.tommys-hilfigers.com/, http://www.rosheruns.us/, http://www.pandorajewellery.com.au/, http://www.chiflatiron.net.co/, http://packers.nfljersey.us.com/, http://www.michael-kors.net.co/, http://www.hollister-store.com/, http://www.converses-outlet.com/, http://www.swarovski-online-shop.de/, http://www.michael-kors-australia.com.au/, http://timberwolves.nba-jersey.com/, http://www.ok-em.com/, http://www.toms-shoe.us.org/, http://www.pandoracharms-canada.ca/, http://www.chrome-hearts.com.co/, http://www.scarpehogans.it/, http://www.giuseppezanotti.com.co/, http://www.nikeairmax2015.org/, http://www.ray-bans.co.uk/, http://warriors.nba-jersey.com/, http://www.tommy-hilfigers.in.net/, http://www.michaelkors-bags.us.org/, http://www.barbours.us.com/, http://giants.nfljersey.us.com/, http://www.katespadeoutlet.gb.net/, http://www.burberry-store.com/, http://longchamp.blackofriday.com/, http://www.nike-outlet.us.org/, http://www.raybanoutlet.ca/, http://www.vans-shoes.co.uk/, http://www.polo-ralphlaurens.us.com/, http://www.oakleysunglasses-canada.ca/, http://www.timberlandspaschere.fr/, http://www.soft-ballbats.com/, http://www.air-maxschoenen.nl/, http://www.michaelkors.co.nl/, http://www.true-religion-jeans.com.co/, http://www.cheapshoes.net.co/, http://www.raybans-outlet.nl/, http://www.adidasshoes.com.se/, http://www.nikeair-max.ca/, http://bears.nfljersey.us.com/, http://www.oakley-sunglassessale.com/, http://rayban.blackofriday.com/, http://www.soccershoes.us.com/, http://www.rolexwatches-canada.ca/, http://www.chiflatirons.in.net/, http://rams.nfljersey.us.com/, http://www.burberryoutlett.co.uk/, http://www.toryburch-shoesoutlet.com/, http://www.cheapjerseys.us.org/, http://www.hollisters-canada.ca/, http://bills.nfljersey.us.com/, http://www.salvatore-ferragamos.com/, http://www.michaelkors-outletonline.cc/, http://www.toryburch-outlet.com.co/, http://www.nike-store.com.de/, http://www.raybans-outlet.com.co/, http://www.vansschuhe.com.de/, http://www.niketnrequinpaschers.fr/, http://www.airmax-shoes.com/, http://www.bcbg-dresses.net/, http://azcardinals.nfljersey.us.com/, http://www.michael-korsoutlet.top/, http://www.soccers-shoes.net/, http://www.oakley-sbocco.it/, http://www.long-champ.com.de/, http://www.soccer-shoesoutlet.com/, http://www.rolex-watches.us.com/, http://seahawks.nfljersey.us.com/, http://www.nikerosherun.us/, http://www.truereligions.net/, http://www.ralphlauren-polos.com.co/, http://www.airhuaraches.co.uk/, http://www.instylers.us/, http://www.oakley--sunglasses.com.au/, http://www.coachoutlet-online.com.co/, http://www.prada-bagsoutlet.com/, http://www.prada-outlet.com.co/, http://airmax.misblackfriday.com/, http://www.nike-airmaxs.fr/, http://www.burberry-handbagssale.net.co/, http://www.michaels-kors.us/, http://www.eyeglasses-outlet.com/, http://www.ferragamo.net.co/, http://www.basketballshoes.com.co/, http://www.michaelkors.com.de/, http://www.cheap-mlbjerseys.us.com/, http://www.rolexwatchesforsale.us.com/, http://www.giuseppes-zanotti.com/, http://www.tracksuits-store.com/, http://www.thenorth-face.com.co/, http://www.hollister-clothing.com.co/, http://clippers.nba-jersey.com/, http://www.pradas.com.de/, http://www.nike-air-max.com.au/, http://www.nike-air-force.de/, http://www.truereligion-outlet.com.co/, http://www.burberryoutlet-sale.com.co/, http://www.babyliss-pros.com/, http://coach-outlet.tumblr.com/, http://www.ralphlaurenonlineshop.de/, http://www.swarovski-crystals.us.com/, http://www.calvin-kleins.in.net/, http://nuggets.nba-jersey.com/, http://www.nike-airmax.com.de/, http://www.converseschuhe.com.de/, http://76ers.nba-jersey.com/, http://www.timberland-boots.com.co/, http://www.nfljersey.us.com/, http://www.nikeshoes.de/, http://bulls.nba-jersey.com/, http://www.new-balancecanada.ca/, http://www.co-aol.com/, http://www.oakleys.mex.com/, http://www.hollister.com.se/, http://www.philipp-pleins.com/, http://mavericks.nba-jersey.com/, http://www.mcm-handbags.org/, http://hawks.nba-jersey.com/, http://www.raybans.org.es/, http://spurs.nba-jersey.com/, http://www.hermesoutlet.shop/, http://www.thomas-sabos.com.de/, http://www.hollisterclothings-store.com/, http://www.montblanc-pens-sale.com/, http://www.swarovskissale.co.uk/, http://wizards.nba-jersey.com/, http://www.nikeshoes-outlet.com/, http://www.rayban-sunglasses.co/, http://www.swarovski-canada.ca/, http://chiefs.nfljersey.us.com/, http://www.versace-outlet.com/, http://www.katespades.com.co/, http://www.nikeshoes.org.es/, http://thunder.nba-jersey.com/, http://www.michaelkors-ins.com/, http://www.beatsbydre.com.co/, http://www.nikefree-runs.org.uk/, http://www.ralphlaurens.ca/, http://www.michaelkorsoutlet.se/, http://www.nike-schoenen.co.nl/, http://www.nhl-jerseys.net/, http://ralphlauren.blackofriday.com/, http://michaelkors.blackofriday.com/, http://www.nike-huaraches.nl/, http://www.nike-roshe-run.de/, http://www.uhren-stores.de/, http://vikings.nfljersey.us.com/, http://www.armani-exchange.in.net/, http://www.coach-factoryoutlet.net.co/, http://www.toryburchsale.com.co/, http://www.true-religions.com/, http://www.burberry-outlets.org.uk/, http://www.adidas-shoes.ca/, http://www.adidas-schuheonline.de/, http://www.mlb-jerseys.us.com/, http://www.longchamps.com.co/, http://www.burberrys-outlet.in.net/, http://www.coachsoutletonline.in.net/, http://www.polo-ralph-lauren.de/, http://www.puma-shoesoutlet.com/, http://celtics.nba-jersey.com/, http://www.newoutletonlinemall.com/, http://www.coach-outlets.net.co/, http://www.kates-spade.com/, http://www.mcms-bags.com/, http://www.bcbg-maxazria.ca/, http://www.hogans.com.de/, http://www.barbour-factory.net/, http://www.new-balanceoutlet.org/, http://titans.nfljersey.us.com/, http://cavaliers.nba-jersey.com/, http://www.oakleys-outlets.net/, http://www.tommy-hilfiger.net.co/, http://www.omegawatches.in.net/, http://hornets.nba-jersey.com/, http://kings.nba-jersey.com/, http://www.cheapjerseys.net.co/, http://www.ralph-laurenoutletonline.in.net/, http://www.longchampoutlet.com.co/, http://www.ralphlauren-au.com/, http://www.toms-outlets.us.com/, http://michaelkors.euro-us.net/, http://www.ed-hardy.us.com/, http://www.jordan.com.de/, http://www.louboutin.jp.net/, http://www.marcjacobs-outlet.com/, http://www.mcmbackpacks.com.co/, http://www.tommy-hilfigers.de/, http://www.nike-airmax.us.com/, http://www.iphone-cases.net/, http://www.airmax.com.se/, http://www.women-clothes.com/, http://www.cheap-michaelkors.com.co/, http://www.beatsheadphone.in.net/, http://www.cheap-jordans.net/, http://www.designer-handbagsoutlet.us.com/, http://www.new-balanceshoes.es/, http://www.the-northface.ca/, http://www.raybans-outlet.net.co/, http://www.burberryonlineshop.de/, http://knicks.nba-jersey.com/, http://www.philipp-plein.us.com/, http://www.supra-footwear.net/, http://www.ecco-shoes.us.com/, http://www.michaelkors-canadaoutlet.ca/, http://www.nike-rosherun.com.es/, http://www.beatsbydrdrephone.com/, http://www.michael-kors.in.net/, http://www.nike-shoesoutlet.com/, http://www.mcmbackpacks.net/, http://www.marc-jacobs.us.com/, http://oakley.blackofriday.com/, http://www.air-jordanshoes.us/, http://www.christianlouboutin-shoes.ca/, http://buccaneers.nfljersey.us.com/, http://www.the-northfacejackets.net.co/, http://colts.nfljersey.us.com/, http://www.raybans-sunglasses.net.co/, http://www.lauren-ralphsoutlet.co.uk/, http://pistons.nba-jersey.com/, http://www.toms-shoes-outlet.us/, http://www.nikeair-max.es/, http://raiders.nfljersey.us.com/, http://www.longchamp-bags.us.com/, http://www.nike-shoesfactory.us/, http://www.cheap-rayban.com.co/, http://www.the-northfaces.net.co/, http://www.michaels-korsoutlet.co.uk/, http://www.pandora-jewelry.com.de/, http://cowboys.nfljersey.us.com/, http://www.adidas-shoes.nl/, http://www.oakleys-frame.com.co/, http://saints.nfljersey.us.com/, http://www.coach-outlet.store/, http://www.iphonecases.net.co/, http://www.swarovski-australia.com.au/, http://www.oakley-sunglasses2017.com/, http://www.nike-rosheruns.nl/, http://steelers.nfljersey.us.com/, http://www.toms-outletonline.com.co/, http://jets.nfljersey.us.com/, http://texans.nfljersey.us.com/, http://www.poloralphlaurenoutlet.net.co/, http://www.mk-com.com/, http://www.oakleys-sunglasses.com.co/, http://www.north-face.com.co/, http://www.celine-bags.com/, http://grizzlies.nba-jersey.com/, http://www.fendi-outlet.in.net/, http://www.longchampbags.com.co/, http://www.asicsoutlet.us.org/, http://www.barbour.in.net/, http://www.barbour-jackets.com/, http://www.replica-handbags.com.co/, http://www.puma-shoes.de/, http://www.nikefree5.net/, http://www.burberrys-outletonline.com/, http://www.jimmy-choosshoes.com/, http://www.mizuno-running.net/, http://www.burberry-handbags.net.co/, http://www.under-armouroutlet.com/, http://www.juicycoutureoutlet.net.co/, http://www.polos-ralphlauren.com.co/, http://www.swarovski-jewelrys.com/, http://browns.nfljersey.us.com/, http://www.oakleys-outlet.com.co/, http://panthers.nfljersey.us.com/, http://www.truereligion-outlet.us.org/, http://www.christianlouboutinshoesoutlet.org/, http://ravens.nfljersey.us.com/, http://www.polos-outlets.com/, http://lakers.nba-jersey.com/, http://www.the-northfaces.us.com/, http://www.dsquared2s.com/, http://www.rayban-sunglasses.fr/, http://www.retro-jordans.net/, http://www.michael-kors-outlet.us.org/, http://www.adidas-shoes.in.net/, http://www.coachfactory.shop/, http://www.ferragamos.us.com/, http://www.cheap-raybansoutlet.com.co/, http://www.toms--outlet.com.co/, http://www.oakleys-2017.in.net/, http://www.cheap-watches.in.net/, http://www.new-balance-schuhe.de/, http://bucks.nba-jersey.com/, http://www.cheapoakleyss.com/, http://www.montrespaschers.fr/, http://www.supra-shoes.org/, http://www.christian-louboutinshoes.in.net/, http://www.ralphslaurenoutlet.us.com/, http://www.michaelkorsoutlet.ar.com/, http://raptors.nba-jersey.com/, http://heat.nba-jersey.com/, http://www.wedding-dresses.cc/, http://www.jordan-retro.org/, http://www.roshe-run.co.uk/, http://www.nikefreeshoes-inc.co.uk/, http://www.jordanshoes.net.co/, http://www.hoganshoes.org.uk/, http://www.nikefree-run.net/, http://www.hoodies-store.com/, http://www.burberrybags.net.co/, http://www.bottega-bags.com/, http://www.tommyhilfigers.de/, http://www.oakleys-outlet.in.net/, http://coachoutlet.euro-us.net/, http://www.nfl-jersey.us.org/, http://www.raybansbocco.it/, http://www.tommyhilfigers.nl/, http://www.long-champbags.com/, http://redskins.nfljersey.us.com/, http://www.cheap-rolex-watches.org.uk/, http://www.michael-korsbags.com.co/, http://www.levisjeans.com.co/, http://www.polos-outletstore.net/, http://www.pulseraspandora.com.es/, http://www.newbalance-shoes.org/, http://www.hollisters.us.com/, http://www.vibram-fivefingers.in.net/, http://falcons.nfljersey.us.com/, http://www.tnf-jackets.us/, http://www.air-huaracheshoes.co.uk/, http://suns.nba-jersey.com/, http://www.valentino-shoesoutlet.us.com/, http://www.burberry-outlets.net.co/, http://www.nike-skos.com/, http://www.ralphlaurens-outlet.co.uk/, http://www.oakley-outlet.fr/, http://www.adidassuper-star.de/, http://www.cheap-jerseys.mex.com/, http://www.cheap-pandoracharms.co.uk/, http://www.ray-bans.net.co/, http://www.outlet-burberry.net/, http://www.true-religion.com.co/, http://www.coachoutlet-inc.net/, http://www.ralph-laurens.org.uk/, http://www.beats-by-dre.com.co/, http://www.michaelkors.so/, http://www.cheapnhljerseys.us.com/, http://www.nike-airmaxnc.co.uk/, http://www.hermes-birkinoutlet.net/, http://www.nike-free-runs.de/, http://www.tomsshoes-outlet.us.org/, http://nets.nba-jersey.com/, http://www.raybans-outlet.org.uk/, http://www.coach-outletonline.ca/, http://www.ralphs-laurenpolo.co.uk/, http://www.michaelkors-store.us.org/, http://www.the-north-face.org.uk/, http://www.coachblackfriday.com/, http://www.timberlandbootsoutlet.us.com/, http://www.hermes-bags.net/, http://49ers.nfljersey.us.com/, http://www.oakley-sunglass.net.co/, http://www.christian-louboutins.in.net/, http://www.michaelkorsoutletonline.net.co/, http://chargers.nfljersey.us.com/, http://www.adidas-shoes.es/, http://www.adidas-store.net/, http://www.ferragamoshoes.in.net/, http://www.nba-jersey.com/, http://www.omegas-relojes.es/, http://eagles.nfljersey.us.com/

    Responder

  3. Rabinson Grings Junho 06, 2015 @ 01:37:56

    Revivendo o tópico: Atire no garoto ANTES de escolher qual dos três finais você deseja. Vai mudar a cena final e as escolhas de Shepard.

    Responder

    • marcio Junho 18, 2015 @ 13:35:10

      pois é cara, 3 anos se passaram, e o final tosco foi o verdadeiro...

      Responder

  4. Henri Zombie Maio 30, 2012 @ 16:36:45

    Acredito também que essas teorias sobre o processo de "controlar" Shepard tenham vários aspectos que podem ser sim verdadeiros. Shepard rejeitou o processo no final vermelho, supostamente é ele que respira no meio dos escombros. Se toda essa teoria estiver certa, e até mesmo o jogo estiver certo. Como proceder em uma continuação? Os finais alteram várias coisas, impossíveis de se seguir com continuações, ao meu ver... Realmente a Bioware criou um grande mistério ao final do jogo, e espero que ajudem nós, a entendermos definitivamente.

    Responder

  5. Arthur Piccolo Maio 29, 2012 @ 18:50:59

    Excelente post! O enredo e o jogo como um todo ganha um olhar mais profundo e filosófico.

    Responder

Deixe seu comentário